(Baseado na Mensagem de Domingo dia 31 de Janeiro de 2010 na Comunidade Ide – Sorocaba-SP)
Muitas vezes entramos em um processo de desânimo, retrocesso e desconstrução. Como isso dói.
E é dessa forma que muitos chegam até nós: desiludidos, desanimados, confusos, decepcionados, cansados de serem fortes e outros cansados de serem fracos. Alguns chegam ao ponto de acreditar que Deus está muito distante deles.
Como é difícil para nós, depois de um exame interior, descobrirmos que em algumas áreas de nossas vidas nos tornamos piores. Ninguém gosta de retroceder.
Eu gostaria de refletir com vocês hoje sobre o tema: CORAGEM PARA SERMOS MELHORES.
O grande objetivo de Deus para a humanidade é nos tornar seres humanos melhores! E esse é o objetivo de Deus em Jesus. Ajudar o ser humano a ser melhor. Deus sempre está a favor do ser humano, a favor da vida.
Acredito que Deus não entrou e nem entrará na vida de ninguém para deixá-la pior.
Na bíblia existe uma palavra que representa esse processo, a melhora de Deus em nós. É a SALVAÇÃO. Entendo que: “Salvação é o plano de Deus para melhorar o homem”.
Precisamos entender que a salvação não vem de Jesus Cristo, ela é o próprio Jesus. Não é um passaporte para algum lugar, mas é assumir um compromisso com a pessoa de Jesus Cristo.
Concluímos que “Salvação, vida eterna e paraíso não são lugares para onde se vai. São termos que simbolizam uma pessoa com quem se relaciona”
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3).
O que é salvação então?
Salvação é conhecer Jesus! Então, quando dizemos: Jesus me salvou, queremos dizer que Jesus começou uma obra em mim! Uma obra com o objetivo de me tornar um ser humano melhor.
“Porque Deus enviou o seu Filho (Jesus) ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.” (João 3:17 - 18)
O desejo de Jesus é nos salvar. Tornar-nos pessoas melhores, plenas e realizadas. Dar uma vida abundante. (Jo 10:10)
Jesus não veio para nos condenar, porque se assim o quisesse, bastaria que não fizesse nada por nós. Mas foi o contrario. Ele quis nos salvar e desejou nos dar a oportunidade de sermos melhores.
“Deus não nos condena; Ele nos propõe o certo” (Fabio de Melo). Assim aconteceu com a mulher que não foi condenada quando pega em adultério. Jesus disse a ela: Vá e não peque mais. Ele propôs o certo para aquela mulher.
Algumas coisas que precisamos fazer para sermos melhores:
1. Assumir as besteiras que fazemos e não tentar esconder ou negar;
2. Dedicar mais tempo para a nossa vida espiritual;
3. Assumir que às vezes não estamos bem e precisamos de ajuda;
4. Reassumir nosso compromisso de cristão.
5. Deixar Deus ocupar mais espaço em nossas vidas
Precisamos inaugurar um novo tempo dentro de nós, porque enquanto isso não acontece, continuamos a viver o velho.
Em que área precisamos melhorar neste ano? O que precisamos aprimorar? Lado profissional? Relacional? – Talvez ocupar mais tempo com as pessoas que trouxemos ao mundo (filhos)? Que valores espirituais deixamos de lado? Quais coisas eu fiz ou deixei de fazer que me permitiram regredir ou piorar?
Queridos, esse processo da salvação de Deus em nós por meio de Jesus Cristo só é possível se abrirmos espaço para Ele. Deus não conseguirá construir em você se Ele não tiver espaço. Para isso existe outra palavra bíblica que nos ajuda a entender melhor esse processo, a CONVERSÃO.
Conversão é mudar de direção. É decidir-se andar ao lado de Deus. A conversão nos devolve para Deus.
E como viver esse processo de conversão? Pelo ARREPENDIMENTO (METANÓIA), ou seja, mudança de atitude interior e de pensamento. Arrependimento é diferente de culpa, pois a culpa nos paralisa e o arrependimento nos faz andar.
Comece hoje mesmo. Você tem muito trabalho pela frente.
“Só poderá andar 1.000 km aquele que der o primeiro passo”.
“Disse Jesus: Eis que eu estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei, cearei com ele e ele comigo”. (Ap 3:20)
Adriano Ferreira
http://www.comunidadeide.com/src/index.html