quinta-feira, 27 de maio de 2010

Coragem para sermos melhores

Coragem para sermos melhores

(Baseado na Mensagem de Domingo dia 31 de Janeiro de 2010 na Comunidade Ide – Sorocaba-SP)

Muitas vezes entramos em um processo de desânimo, retrocesso e desconstrução. Como isso dói.
E é dessa forma que muitos chegam até nós: desiludidos, desanimados, confusos, decepcionados, cansados de serem fortes e outros cansados de serem fracos. Alguns chegam ao ponto de acreditar que Deus está muito distante deles.
Como é difícil para nós, depois de um exame interior, descobrirmos que em algumas áreas de nossas vidas nos tornamos piores. Ninguém gosta de retroceder.
Eu gostaria de refletir com vocês hoje sobre o tema: CORAGEM PARA SERMOS MELHORES.
O grande objetivo de Deus para a humanidade é nos tornar seres humanos melhores! E esse é o objetivo de Deus em Jesus. Ajudar o ser humano a ser melhor. Deus sempre está a favor do ser humano, a favor da vida.
Acredito que Deus não entrou e nem entrará na vida de ninguém para deixá-la pior.
Na bíblia existe uma palavra que representa esse processo, a melhora de Deus em nós. É a SALVAÇÃO. Entendo que: “Salvação é o plano de Deus para melhorar o homem”.
Precisamos entender que a salvação não vem de Jesus Cristo, ela é o próprio Jesus. Não é um passaporte para algum lugar, mas é assumir um compromisso com a pessoa de Jesus Cristo.
Concluímos que “Salvação, vida eterna e paraíso não são lugares para onde se vai. São termos que simbolizam uma pessoa com quem se relaciona”
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3).

O que é salvação então?
Salvação é conhecer Jesus! Então, quando dizemos: Jesus me salvou, queremos dizer que Jesus começou uma obra em mim! Uma obra com o objetivo de me tornar um ser humano melhor.
“Porque Deus enviou o seu Filho (Jesus) ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.” (João 3:17 - 18)
O desejo de Jesus é nos salvar. Tornar-nos pessoas melhores, plenas e realizadas. Dar uma vida abundante. (Jo 10:10)
Jesus não veio para nos condenar, porque se assim o quisesse, bastaria que não fizesse nada por nós. Mas foi o contrario. Ele quis nos salvar e desejou nos dar a oportunidade de sermos melhores.
Deus não nos condena; Ele nos propõe o certo(Fabio de Melo). Assim aconteceu com a mulher que não foi condenada quando pega em adultério. Jesus disse a ela: Vá e não peque mais. Ele propôs o certo para aquela mulher.

Algumas coisas que precisamos fazer para sermos melhores:
1. Assumir as besteiras que fazemos e não tentar esconder ou negar;
2. Dedicar mais tempo para a nossa vida espiritual;
3. Assumir que às vezes não estamos bem e precisamos de ajuda;
4. Reassumir nosso compromisso de cristão.
5. Deixar Deus ocupar mais espaço em nossas vidas

Precisamos inaugurar um novo tempo dentro de nós, porque enquanto isso não acontece, continuamos a viver o velho.

Em que área precisamos melhorar neste ano? O que precisamos aprimorar? Lado profissional? Relacional? – Talvez ocupar mais tempo com as pessoas que trouxemos ao mundo (filhos)? Que valores espirituais deixamos de lado? Quais coisas eu fiz ou deixei de fazer que me permitiram regredir ou piorar?
Queridos, esse processo da salvação de Deus em nós por meio de Jesus Cristo só é possível se abrirmos espaço para Ele. Deus não conseguirá construir em você se Ele não tiver espaço. Para isso existe outra palavra bíblica que nos ajuda a entender melhor esse processo, a CONVERSÃO.
Conversão é mudar de direção. É decidir-se andar ao lado de Deus. A conversão nos devolve para Deus.
E como viver esse processo de conversão? Pelo ARREPENDIMENTO (METANÓIA), ou seja, mudança de atitude interior e de pensamento. Arrependimento é diferente de culpa, pois a culpa nos paralisa e o arrependimento nos faz andar.

Comece hoje mesmo. Você tem muito trabalho pela frente.

“Só poderá andar 1.000 km aquele que der o primeiro passo”.

“Disse Jesus: Eis que eu estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei, cearei com ele e ele comigo”. (Ap 3:20)

Adriano Ferreira

http://www.comunidadeide.com/src/index.html

segunda-feira, 24 de maio de 2010

marcio_zolinQueridos sentinelas, a paz de Jesus!
Estamos vivendo, no Ministério Jovem do Brasil, uma moção muito forte de Deus com relação à missão. Jesus tem nos chamado a dar um passo mais ousado para assumirmos a condição de Apóstolos da Efusão do Espírito Santo. E, para isso, Jesus nos pede um sim irrevogável e definitivo em nossa vida, com conversões verdadeiras. E pede, também, para que possamos viver este chamado, que estejamos dispostos a fazer grandes renúncias .

Essa moção tem tomado conta de todos os eventos jovens do Brasil. Percebemos uma grande disposição da juventude a assumir um alto nível de comprometimento com a obra, neste caso, a Renovação Carismática Católica. Assumindo nossa identidade e nos apresentando para essa grande missão que temos como um mandato dado pelo próprio Jesus de anunciar o Evangelho.

Somos chamados a difundir a Cultura de Pentecostes e fazer com que a nossa sociedade seja restaurada em suas estruturas.

Queridos, isso é um grande desafio e Jesus está pedindo uma reconstrução espiritual na vida de nosso Movimento, justamente para conseguirmos cumprir o que nos é dado por Ele como Missão.
Eu quero convidar toda juventude Carismática do Brasil a viver este tempo de graça. Veja a moção que nos foi dada em Tobias 13,16-17: Maldito seja quem te desprezar; desonrado, quem te caluniar; bendito seja quem te reconstruir! Alegrar-te-ás nos teus filhos, porque serão todos abençoados, e se reunirão junto do Senhor.

Irmãos somos todos convidados a fazer parte deste tempo, temos que estender este convite a todos que se afastaram, àqueles que tiraram férias permanentes da sua missão , àqueles que estão machucados e feridos.

Não podemos negligenciar quanto ao chamado de Deus, por isso, quero convidar todos coordenadores estaduais e diocesanos do MJ que estão sumidos, não dão noticias, estão isolados e estão vivendo em seu mundinho particular, seus próprios projetos particulares, que ainda estão com crise de identidade e não sabem que são chamados a serem Apóstolos da Efusão do Espírito Santo:
Ainda dá tempo de você viver e ser protagonista neste tempo. Como a Palavra fala, bendito seja quem te reconstruir .

Convoco a juventude para implantarmos nossos trabalhos em todas as dioceses e estados do Brasil, mesmo sofrendo rejeições e preconceitos, a Palavra diz: Maldito seja quem te desprezar .

Por isso, levanta-te juventude! Vamos reconstruir as muralhas! Levanta-te e aceita o chamado de Deus. Levanta-te e vamos viver a unidade e o amor fraterno. Levanta-te! Assumamos nossa identidade. Levanta-te e vamos transformar o Brasil e o mundo com esta graça que é Batismo do Espírito Santo.

Para enfrentarmos este grande combate, precisamos estar juntos, unidos em oração, na prática verdadeira do amor fraterno.

Encerro com a letra da musica tempo de abundância, muito significativa para esta fase que estamos vivendo (quem desejar ouvi-la, acesse nosso portal www.rccbrasil.org.br. Essa canção está com as cifras e também disponível para download); link: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=6115

CHUVA DA PRIMAVERA
É TEMPO DE COLHER O QUE PLANTOU
SE COM LÁGRIMAS REGAMOS NOSSO CHÃO
É CERTO COM ALEGRIA CEIFARÁS
AMPLIA SUA VISÃO, PISE NESTE SOLO SANTO
O CAMPO JÁ PRODUZ SEU MANTIMENTO
E É LA QUE JORRA LEITE E MEL
É TEMPO DE ABUNDÂNCIA E RECONSTRUÇÃO
QUEM COLOCA A MÃO NO ARADO NÃO PODE OLHAR PRA TRAS
AVANCEMOS POIS A CONQUISTAR A NOSSA TERRA, NOSSA CASA, NOSSA BENÇÃO.

Abraço fraterno!


Márcio Zolin
Coordenador Nacional do Ministério Jovem

http://www.rccjovem.com/materiais-de-apoio-do-mj/13/446-carta-aberta-a-juventude-carismatica.html

Jovens decididos pelo Senhor

Dunga afirma: precisamos nos empenhar em agradar a Deus e não ao mundo

O que não agrada ao coração de Deus é fazermos de conta que Ele não existe, e vivermos orientando-nos apenas por conceitos humanos. A Palavra de Deus nos ordena não sufocar nem deixar cair no esquecimento o Espírito, e não desprezar as palavras dos profetas.

O Pai começou a formar Seu povo, que era teimoso, incoerente e violento, mas também sofrido. Deus sempre precisou de homens e mulheres, profetas e profetizas, até Cristo, Filho de Deus, que pregou, morreu e ressuscitou. Depois de Jesus, outros profetas tem pregado para o povo: apóstolos, discípulos, santos, Papas e os pregadores de nossa época.

Sabemos, porém, que desde Abraão até o Papa João Paulo II, é o próprio Espírito Santo quem nos converte. O mundo hoje, nos faz rejeitar as palavras dos profetas. A ordem de Deus é vivificarmos o Espírito em nós, em nossas palavras, na maneira de olhar, nos gestos, pensamentos e sentimentos.

Precisamos vivificar o Espírito santo onde estivermos, e não podemos nos deixar levar pelos programas de rádio e televisão seculares que exibem o contrário do que a palavra de Deus pede. O objetivo desses meios é extinguir o Espírito Santo. São pessoas que desconsideram as palavras dos profetas, pessoas com mentalidade totalmente errada. Não podemos, de maneira alguma, ser coniventes com elas.

Como cristãos, precisamos fazer a nossa parte.

Dunga


Jovens – São o futuro?

Jovens – São o futuro?

Lorena Soares
Missionária da Com. Católica Shalom



Quando o mundo diz que os jovens são o futuro, não o diz apenas porque somos os adultos de amanhã, nem para fugir da própria responsabilidade ou para transferir aos jovens algo concreto e sério a fim de que eles amadureçam. Por trás desta afirmativa está uma crença muito forte que diz estar na juventude o potencial de mudança. A cabeça dos jovens planeja o futuro. Esta geração é um celeiro de idéias. O mundo confia não só na imaginação, mas na capacidade dos jovens!

Quando se acredita que os jovens podem mudar o mundo é porque o potencial de realizar vai além do imaginar. Sua disposição e seu vigor alimentam a semente dos sonhos e aspirações de um mundo novo.

Ser o futuro é muito mais que ser o povo de amanhã; é ser o pai e a mãe, o professor e o médico, o engenheiro e o advogado, o padre, o consagrado...

Ser o futuro é hoje imaginar, sonhar, projetar, mais que isso, empenhar-se em realizar.

Desde a época dos nossos pais se diz que os jovens são o futuro do Brasil. O mundo projeta na juventude a promessa de um mundo melhor. Neles se coloca a expectativa de que as coisas sejam diferentes. A esperança nos jovens sempre foi assim. Os jovens são o futuro do país, o mundo fala isso em todas as línguas. A sociedade espera da juventude o que não pôde realizar; espera de nós o que desistiu de tentar; espera que tenhamos a coragem que muitos não tiveram. Espera tudo isso porque sabe que a ousadia é própria dos jovens.

Percebemos, então, que nós não podemos mudar o mundo. Que toda esta expectativa, mais dia menos dia será frustrada. Tantos planos e projetos não se realizarão por nossas mãos. E quanto mais o tempo passa percebemos quão verdadeiras são as nossas limitações e quanto já se passou sem que fizéssemos algo grandioso.

Toda esta expectativa de mudança é reflexo de um mundo que deseja a vida eterna. Espera-se que alguém ou algo de alguma forma se manifeste e que aconteça logo. Por isso a geração seguinte. Por isso pessoas diferentes das que eles já conhecem. Por isso jovens tão ousados e corajosos, tão criativos e livres.

Bem que devíamos ter protestado contra essa idéia quando tínhamos apenas doze anos e escutamos esta frase pela primeira vez... Ou poderíamos ter esquecido tudo isso, sem impor, a nós mesmos, tamanha responsabilidade.

Mas, temos que encarar o futuro. E para concretizá-lo precisamos viver bem o presente. O mundo canta: “deixa acontecer naturalmente...” Nós, porém, como jovens cristãos, somos chamados a viver sobrenaturalmente. Aderindo aos planos de Deus promovemos a transformação do mundo. Conformando-nos à Sua vontade, mudando nosso presente, nos projetamos num amanhã completamente novo. Afinal, Cristo é a eterna novidade.

Quando somos plenamente jovens já somos santos, pois somos aquilo que Deus quer que sejamos. Nós respondemos! Mas, é Ele quem nos leva, nos impulsiona para o futuro, nos lança em águas mais profundas, nos capacita e Sua Vontade acontece. Ser jovem é ser o que Deus pensa de nós como nos ensinou Teresa, a santa jovem de Lisieux. Quando somos jovens, vivemos o presente ao passo que renovamos a promessa de ser o futuro.

A esperança não é apenas dos nossos pais, professores, da sociedade ou dos nossos amigos, mas, principalmente, de Deus, que nos constitui seus filhos pelo Filho para n’Ele revelarmos o Pai e a esperança na vida eterna.

É próprio do ser humano desejar a plenitude, sonhar com o eterno, com o perfeito. E nós, que conhecemos a Deus, o Perfeito, o Pleno, o Eterno, o Amor, testemunhamos como seus filhos este Céu.

Vivendo esta filiação realizaremos mudanças maiores que o que poderíamos planejar. Com Ele à nossa frente percorremos todos os caminhos. Vivemos uma juventude reconstruída pelo Amor e , sem medo, testemunhamos que a esperança é Cristo e que é esta esperança que nos faz ser jovens. Não uma juventude “de idade”, porque essa passa. Mas a juventude de esperar em Deus.

Com muita tranquilidade vamos acolhendo esta missão pessoal de mudar o mundo e de resplandecer a esperança no Cristo. Testemunhamos para o mundo a liberdade de não apenas esperar, mas de depender totalmente de Deus.

Assim, o mundo poderá deixar de esperar dos jovens, passando a desejar ser jovem, porque jovem é aquele que se lança e ousa em Deus. E, com tantos jovens, o mundo poderá ser transformado. A esperança de que isto aconteça no futuro poderá ser vivida no presente. O que era distante e apenas promessa passa a ser real. E tudo isso não podemos entender, mas em Cristo podemos viver a esperança de ser o futuro.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
Revista Shalom Maná - Ed. Shalom

Espírito Santo - Alma da Igreja

Prezados irmãos e irmãs

A Igreja espalhada pelo mundo inteiro revive a solenidade de Pentecostes, o mistério do seu nascimento, do próprio "baptismo" no Espírito Santo (cf. Act 1, 5), que teve lugar em Jerusalém cinquenta dias depois da Páscoa, precisamente na festividade judaica de Pentecostes. Jesus ressuscitado dissera aos discípulos: "Permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto" (Lc 24, 49). Isto aconteceu de forma sensível no Cenáculo, enquanto todos estavam reunidos em oração com Maria, Virgem Mãe. Como lemos nos Actos dos Apóstolos, repentinamente aquele lugar foi invadido por um vento impetuoso, e umas línguas de fogo pairaram sobre cada um dos presentes. Então, os Apóstolos saíram e começaram a proclamar em diversas línguas, que Jesus é Cristo, o Filho de Deus, morto e ressuscitado (cf. Act 2, 1-4). O Espírito Santo, que com o Pai e o Filho criou o universo, que guiou a história do povo de Israel e falou por meio dos profetas, que na plenitude dos tempos cooperou na nossa redenção, no Pentecostes desceu sobre a Igreja nascente tornando-a missionária, enviando-a para anunciar a todos os povos a vitória do amor divino sobre o pecado e a morte.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem Ele, ao que se reduziria ela? Sem dúvida, seria um grande movimento histórico, uma instituição social complexa e sólida, talvez uma espécie de agência humanitária. E na verdade é assim que a julgam quantos a consideram fora de uma perspectiva de fé. Na realidade, porém, na sua verdadeira natureza e também na sua mais autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente plasmada e orientada pelo Espírito do seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é precisamente o fruto do invisível Espírito divino.

Estimados amigos, este ano a solenidade de Pentecostes coincide com o último dia do mês de Maio, em que habitualmente se celebra a festa mariana da Visitação. Este acontecimento convida-nos a deixar-nos inspirar e como que instruir pela Virgem Maria, que foi a protagonista de ambos os eventos. Em Nazaré Ela recebeu o anúncio da sua singular maternidade e, imediatamente depois de ter concebido Jesus por obra do Espírito Santo, pelo mesmo Espírito de amor foi levada a ir ao encontro da idosa parente Isabel, que tinha chegado ao sexto mês de uma gravidez também prodigiosa. A jovem Maria, que traz no seio Jesus e, esquecendo-se de si mesma, acorre em socorro do próximo, é ícone maravilhoso da Igreja na juventude perene do Espírito, da Igreja missionária do Verbo encarnado, chamada a trazê-lo ao mundo e a testemunhá-lo especialmente no serviço da caridade. Por conseguinte, invoquemos a intercessão de Maria Santíssima, para que a Igreja do nosso tempo seja poderosamente fortalecida pelo Espírito Santo. De modo particular, que sintam a presença confortadora do Paráclito as comunidades eclesiais que sofrem perseguição pelo nome de Cristo a fim de que, participando nos seus sofrimentos, recebam abundantemente o Espírito da glória (cf. 1 Pd 4, 13-14).



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Papa Bento XVI *

http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4526
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial