quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Voc-Ação

Recebi a palavra de Javé que me dizia:
"Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações".Mas eu respondi: "Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem".Javé, porém, me disse: "Não diga 'sou jovem', porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar.Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo - oráculo de Javé".Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: "Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca.Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar".
(Jeremias 1, 4-10) 
Quem nunca se sentiu provocado pelas palavras de Deus dirigidas a Jeremias no antigo testamento que atire a primeira pedra! Principalmente na juventude surge em nosso coração um desejo profundo de corresponder ao chamado interior que há em nós.
Todo Jovem é por natureza profeta, é questionador das estruturas, quer mudar, quer transformar, na juventude brota no coração a aventura e o desejo da liberdade e da verdade.
A juventude é o despertar, o desabrochar da vocação, desejada por Deus desde o princípio. Vocação. Tá aí uma palavra que é capaz de colocar medo até nos mais corajosos: Casado, celibatário, sacerdote, médico, arquiteto, professor? O que meu Deus? Afinal são tantos os caminhos e as oportunidades.
Originalmente a palavra Vocação tem o mesmo radical da palavra voz, ou seja, é um chamado, algo que nos excede que está acima de nós. É Deus quem chama. Afinal toda vocação é boa, mas nem toda vocação é a MINHA vocação.
E nesta descoberta é preciso então a coragem de ouvir o que Deus quer. E você me pergunta: mas e se Deus não quiser o que eu quero? Só há uma resposta a dar a esta questão, é impossível amar a Deus se eu quero decidir sozinho o que é melhor para a minha vida.
Ser verdadeiramente cristão consiste no desafio de aceitar a vida como dom, mas perceber que ela é também uma tarefa a ser realizada, Deus quando me desejou e sonhou tinha já um projeto. E é agora, na juventude que ele quer trocar uma ideia comigo sobre esse projeto original dele, a luz do que eu vivi, sou e acredito. É preciso coragem, é preciso silenciar, é preciso coração aberto para este diálogo. Preciso ser livre, ir libertando-me e sendo liberto por Cristo.
Ser verdadeiramente livre é pode optar sempre pelo melhor, por aquilo que é querer de Deus. É poder optar pela santidade diuturnamente, para isto é preciso então criar um caminho que me liberte dos meus condicionamentos interiores (mas eu queria, eu sonhava, mas e aquele pecado, e aquele trauma...) e também exteriores (família, trabalho, estudo, realidade...). Libertação esta que é caminho a ser trilhado, e antes de ser um "libertar-se de", é na verdade um "libertar-se para".
Logo ainda que hoje a minha vontade seja contrária a de Deus, Ele saberá conduzir o meu coração.(E no final sabemos quem vai vencer a batalha). E este diálogo vai frutificar na minha felicidade, no sentido pleno e definitivo da minha vida e existência: o louvor, a reverência e o serviço a Deus.
Mas para ouvir essa Voz é preciso se por a caminho, é preciso Agir. Afinal é Voc+Ação (tá essa brincadeira só rola em português mas façamos dela uma desculpa para que Deus nos transforme)! Coloque-se a caminho! Tenha coragem! Cristo hoje quer tocar o seu coração e revelar os seus projetos. Creia! Coloque-se em oração! Coloque-se em Missão! Deixe Aquele que te ama se comunicar a sua alma!
Tens coragem?
Então vá para o seu quarto, tome a palavra, silencie e reze, Deus quer falar contigo hoje!

Rafael Rosa
Missionário do Ministério Jovem da Arquidiocese de Juiz de Fora-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial